Imagem capa - Fotógrafo acreano tem trabalho reconhecido em concurso internacional de fotografia de família por Alexandre Lima

Fotógrafo acreano tem trabalho reconhecido em concurso internacional de fotografia de família


           Fotógrafo acreano, Alexandre Lima, ganha prêmio em associação internacional de fotógrafos de família.


          Nascido na cidade acreana de Cruzeiro do Sul no dia 30 de setembro de 1981, Alexandre se mudou com seus pais para Rio Branco ainda criança. Desde adolescência foi fascinado pelo registro fotográfico. Era o "fotógrafo oficial" da família e dos passeios com os amigos. E com estes registros caseiros permaneceu durante boa parte da sua juventude.


           No ano de 2012, um acontecimento para lá de especial deu início a uma guinada na forma de como encarava a fotografia e a vida: nascia Luísa Lima, sua primeira filha. Logo tratou de comprar uma pequena camera de bolso e pôs-se a registrar toda a gestação, nascimento e crescimento de sua pequena mesmo que um equipamento “simples” e nenhum estudo aprofundado sobre fotografia.


           Em 2014 descobriu que Isabela, sua segunda filha, estava a caminho e nasceria no ano seguinte. Este ano foi crucial para toda a carreira de Alexandre. Foi neste período que surgiu o interesse em registrar de uma forma mais profissional a história da suas família. Alexandre passou a estudar fotografia pela internet e pesquisar equipamentos e suas aplicações. Até que chegou ao ponto em que se sentiu confiante para fazer seu primeiro investimento em um conjunto de camera e lente para iniciar os estudos práticos e os registros familiares.


           No princípio a motivação do fotógrafo acreano se resumia aos estudos e registros de sua família. No ano seguinte, 2015, Alexandre percebeu que seu desejo de ter recordações de sua família em fotografias lindas, era também um anseio de tantas outras pessoas. Ciente da responsabilidade de produzir tais fotografias, Alexandre, passou a convidar amigos e suas famílias para praticar sua fotografia sem qualquer custo. Seu único objetivo era desenvolver suas habilidades enquanto fotógrafo, ao mesmo tempo desenvolvia a idéia de seguir o ofício de fotógrafo profissional.


           Após vários meses de muito estudo, prática e novos investimentos em equipamentos, Alexandre já se sentia confiante para ofertar seus serviços ao público. Ao fazê-lo, percebia que carregava consigo o mesmo sentimento que tinha ao fotografar sua própria família. Fotografar outras famílias era, então, algo prazeroso que fazia com muito gosto.


           Já se passara quase um ano inteiro e se iniciava o ano de 2016. Sempre em busca de referências, Alexandre conheceu fotógrafos de outras cidades brasileiras que pregavam uma jeito de ver fotografia para além de uma simples prestação de serviço. Uma fotografia em que o profissional se envolve emocionalmente com seu fotografado e entrega algo além de boas fotografias, entrega recordações verdadeiras e cheias de significado com uma experiência emocionante. Desde então, Alexandre passou a trabalhar no sentido de aprimorar esta abordagem de conectividade com seus clientes.


           Em 2017, Alexandre conheceu a Inspiration Photographers. Uma associação de fotógrafos de casamento e de família que se destaca pela seriedade com que seleciona seus membros. Ao solicitar a adesão, uma comissão avalia todo o portifólio publicado de cada profissional em seu site e redes sociais e, aceita ou não seu pedido de adesão. Apenas 10% das solicitações são aceitas, ou seja, não é qualquer um que pode estar alí. Alexandre solicitou entrada na associação e foi aceito logo de cara. Até hoje, Alexandre é o único fotógrafo de família a fazer parte da Inspiration Photographers. Este acontecimento foi muito comemorado como prova de reconhecimento do trabalho desenvolvido até então. 


           A associação promove concursos periódicos em que seus membros enviam fotografias de seus últimos trabalhos para a avaliação de uma banca de fotógrafos reconhecidos internacionalmente. Estes, com base em vários critérios que vão da técnica à sensibilidade, selecionam uma pequena fração de fotografias que ganham um selo da associação. Este selo é um prêmio de reconhecimento.


           Alexandre Lima, concorreu no primeiro concurso do ano de 2018 e teve uma fotografia premiada. Justamente uma fotografia um momento que originou toda esta história até aqui: a chegada de um nova vida! A fotografia foi clicada durante a cobertura do nascimento de Bento, segundo filho de Julie e Anderson.