Imagem capa - O que você precisa saber sobre o batismo por Alexandre Lima

O que você precisa saber sobre o batismo

Oi, gente! Este é mais um post com o intuito de ajudar as mamães e papais a conhecer mais sobre este  evento familiar muito especial: o BATIZADO! Com enfoque no rito católico, vamos abordar vários aspectos e tirar dúvidas a respeito do batismo.

O Batismo é um momento de celebração para a família e amigos próximos, é também ocasião de comunhão entre as pessoas que convivem com a criança. Sendo um dos Sacramentos da Igreja Católica, o Batismo está relacionado ao desejo dos pais de que a criança receba uma benção que a inicia na religiosidade.


Momento da procissão de entrada. Geralmente os papais entram junto com o celebrante e outros participantes.


Existe uma idade ideal para o batismo?

A resposta é não. Não há um idade ideal para se receber o sacramento do batismo. A recomendação da Igreja Católica é de que seja feita o quanto antes. Geralmente poucos dias ou meses após o nascimento da criança.

Tem que marcar o batizado com antecedência?

Sim, é preciso marcar com antecedência a cerimônia. Cada igreja possui um calendário de batismos. Via de regra, há a exigência de que pais e padrinhos participem de um curso e estes são realizados em datas pré determinadas.

Se informar na paróquia escolhida é essencial para saber das datas de cursos e da cerimônia.

O batismo pode ser coletivo em que várias crianças são batizadas na mesma cerimônia. Em geral estas cerimônias são mais longas e tendem a ser mais cansativas. Há também a opção de o batismo ser individual, mas é preciso checar essa opção na igreja escolhida.




Gosto de chegar mais cedo ao local da cerimônia para fazer muitos retratos antes do início do rito. Na foto estão o papai João Renato, a princesa Maitê e a mamãe Keila.


Os pais precisam frequentar a igreja para batizar seu filho?

Geralmente não, mas alguns padres podem fazer essa exigência. O mais comum é que as paróquias só aceitem batizar crianças cujos pais sejam católicos -- ou ao menos um deles. 

Outras paróquias não aceitam batizar caso os pais não sejam casados na Igreja Católica. As regras específicas devem ser obtidas na paróquia escolhida para a cerimônia, assim como a lista de documentos a serem apresentados. 

Algumas igrejas exigem que os pais sejam frequentadores daquela paróquia específica, ou que morem naquela região.


Quem pode ser padrinho de batismo?

Para fazer o batizado na Igreja Católica é preciso escolher um padrinho e uma madrinha (não necessariamente casados entre si). Pela importância do ato, escolha pessoas próximas, em quem confie e com quem poderá contar nos próximos anos. 

Tradicionalmente, os padrinhos são pessoas presentes e que acompanhem o crescimento da criança. 

Existe a expectativa de que os padrinhos sejam católicos, para ajudarem no crescimento da criança dentro da fé cristã. Mas existem paróquias que não questionam se os padrinhos são ou não católicos. A maioria das igrejas também exige que os padrinhos sejam maiores de 16 anos. 

Além dos padrinhos "principais", algumas paróquias abrem espaço para um padrinho ou madrinha de consagração (que pode escolher um santo protetor para a criança, no caso da Igreja Católica). Consulte o local onde você pretende batizar seu filho para saber qual é o costume.




O ápice da cerimônia, o batismo por aspersão.


Pais e padrinhos têm de fazer curso?

Sim. Em grande parte das paróquias pais e padrinhos devem fazer um curso para se preparar para o batizado. 

O objetivo do curso é fazer pais e padrinhos entenderem melhor a cerimônia, o que ela representa e suas responsabilidades em relação à criança batizada. A duração do curso também varia de paróquia para paróquia. Pode ser só uma reunião, num fim de semana, ou podem ser várias.

A cerimônia de batizado tem custo?

Normalmente as paróquias estabelecem uma taxa de batismo, para cobrir os custos. Há outras que pedem uma doação em qualquer valor. 

Você precisa se informar na paróquia em que pretende batizar a criança.

Com qual roupa batizar a criança?

Em princípio, o bebê pode usar qualquer roupa que dê acesso fácil ao peito (onde, em algumas igrejas, é colocado um pouquinho de óleo como parte da cerimônia). 

O mais tradicional é usar uma roupa branca, que representa a pureza. Pode-se vestir também o mandrião, uma roupa de batismo, espécie de vestido longo branco, usado tanto por meninos como meninas, e que costuma passar de geração para geração. 

Outro costume é de a madrinha providenciar a roupa de batizado do bebê, se ela não tiver passado de geração para geração. Mas trata-se apenas de um costume, não de uma regra.




Padrinho, Juliano traz a vela que simboliza a entrega da Luz de Cristo ao novo cristão.



A água molha todo o bebê na cerimônia de batizado?

Na Igreja Católica, o batismo não é de imersão, como em outras igrejas, mas de "aspersão". Isso significa que se molha apenas a cabeça da criança. 

A criança, no colo da madrinha, fica posicionada sobre a pia batismal, onde o padre derrama água com uma jarra sobre a testa da criança. O padrinho posiciona-se ao lado. Em algumas igrejas em que a pia não é fixa, o padre pede para que o padrinho segure a bacia batismal. A cabeça pode ser seca logo em seguida por uma fralda. 

Você pode levar um paninho ou fraldinha mais bonitinho para essa hora, mas não precisa ser nada especialmente feito para este momento.

Também existem velas especiais para o batismo, mas muitas paróquias já costumam fornecê-la. Pergunte com antecedência o que você precisará providenciar para a cerimônia.


Qual é a comemoração mais adequada para um batizado?


O tipo de comemoração do batizado vai depender do horário da cerimônia e da vontade da família. É claro que não é obrigatório fazer festa, mas a maioria dos pais gosta de convidar pelo menos os padrinhos e os avós da criança para uma comemoração íntima. 

Mas caso queira comemorar, há vários profissionais especializados para ajudar a elaborar uma bela comemoração e abrilhantar ainda mais este momento.







Alexandre Lima é fotógrafo de família. Com carinho e olhar atencioso, foca sua atenção no registro dos momentos e emoções. Entre em contato para conhecer mais sobre o trabalho: (68)99999-5292. Siga nas redes sociais @alexandrelimafotografia.